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Thursday, January 14, 2010

Tuning O que é?

O que é o Tuning?


A tradução aproximada da palavra tuning seria afinação ou optimização. Neste caso, e aplicado aos automóveis, o tuning é a arte de modificar o carro, tornando-o mais performante, mais seguro, mais bonito, diferente do original e único. O tuning é aplicável a praticamente todos os componentes de um carro: jantes, pneus, suspensão, motor, interior, carroçaria, sistema de escape, instalação áudio, etc.

Todos estes componentes podem ser revistos de forma a terem um comportamento superior ou um aspecto que torne um carro "de série" em algo exclusivo e único, que se adapte ao gosto e necessidades do utilizador. As alterações feitas, para além de ter preocupações estéticas, devem acrescentar características ao carro de forma a torná-lo mais performante mas também mais seguro. Com o tuning aplica-se ao automóvel um pouco da personalidade do seu dono.



Hoje em dia o termo tuning descreve e engloba todas as vertentes da preparação e modificação automóvel: preparação de motor (engine tuning), optimização electronica (chiptuning), preparação chassis (chassis tuning), alterações de carroçaria (customizingou carstyling), car audio e mais recentemente In-Car Enterteinment (ICE). O termo tuning descreve todas estas vertentes da alteração automóvel assim como o passatempo e o estilo de vida dos seus adeptos. Hoje em dia o tuning implica normalmente alterações visuais de forma a distinguir os carros dos demais, alterações de jantes por diâmetros maiores, kits de carroçaria, interiores totalmente revistos, rebaixamentos da carroçaria, etc.

A cada ano que passa novas tendências vão surgindo e vão sendo adoptadas ou seguidas por gente em todo o mundo que gosta de alterar os seus automóveis. Para além do gozo pessoal muita gente participa em concentrações, encontros ou exposições onde podem mostrar o seu trabalho ao público. Quando o interesse pelo tuning é mais desportivo os carros costumam participar em provas de aceleração ou em track-days.

A componente do Car-Audio também possui vários tipos de competições destinadas a avaliar a potência sonora ou a qualidade do som. O tuning está intimamente ligado ao desporto automóvel mas a grande maioria dos carros nunca compete. Na maior parte das vezes os carros são modificados apenas para a participação nos vários eventos ou pelo simples prazer de possuir e conduzir um carro diferente.

Pode-se dizer que desde o carro mais barato até ao super carro mais caro do mercado, pode ser objecto de alterações e haverá sempre acessórios e empresas dedicadas à transformação e comercialização de equipamento para modificar tal carro. A exclusividade, beleza e performances de um super-desportivo, por vezes não é suficiente e é sempre possível melhorar vários aspectos desses veículos. Não são poucas as empresas que se dedicam a transformar Porsche, Ferrari, Aston Martin, Lamborghini e outros carros de eleição. Alguns preparadores tornaram-se e obtiveram até a classificação de construtores automóveis tal como por ex a Brabus que se dedica a preparar e a vender Mercedes-Benz com a sua própria marca.


História do Tuning

A arte de alterar automóveis é já bastante antiga, a sua origem mistura-se com a origem dos automóveis. Foi na década de 1910, praticamente quando se deu o grande aumento do número de automóveis e a sua produção em série, que as primeiras pessoas começaram a alterar os motores dos famosos Ford Modelo T para obter mais potência. Sempre houve e haverá assim, pessoas que não estão contentes com o que o desempenho e aspecto do seu automóvel. Depois da Segunda Guerra Mundial este movimento intensificou-se nos Estados Unidos e na Europa e surgiram as primeiras empresas dedicadas à preparação de carros e motores.
Hot-RodUm movimento que teve grande notoriedade foi o hot rodding. Surgiu na década de 1940, no final da guerra. Os jovens militares Americanos que regressavam ao país e com algum dinheiro, que gozavam alguma liberdade tinham disponíveis carros da década anterior a um preço bastante acessível. A indústria automóvel americana tinha estado dedicada a fornecer o exercito durante alguns anos e não tinha evoluido. Assim esses jovens, inicialmente na Califórnia, começaram a modificar os carros, introduzindo elementos que ainda hoje os caracterizam os hot-rods como o menor peso, maior potência, tejadilhos rebaixados, pneus largos, etc.

O nome Hot-rods provém da combinação de Roadster (rod) e Hot que significa quente. Anos mais tarde deu-se mais relevância ao aspecto e construíram-se alguns carros verdadeiramente virados para o show-off.


Com o tempo algumas empresas foram criadas especificamente para a preparação de carros, nos EUA e Europa, algumas delas criando nomes que ainda hoje são bastante conhecidos. Em meados da decade 80, e com o sucesso do campeonato alemão de Turismos (DTM) onde viaturas de produção competiam dando muito espectáculo, contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento do tuning no continente Europeu. Alfa Romeo DTMOs vários trofeus monomarcas e campeonatos criados nos vários países contribuiram tambem para o desenvolvimento do tuning. Os adeptos de automóveis procuravam peças e componentes usados em competição e que dessem um aspecto parecido esteticamente ao do seu carro preferido de competição, pois algures haveria um BMW, um Mercedes, um Alfa Romeo, um Renault a competir que inspirava os utilizadores dos automóveis normais.
Cada país ou continente desenvolveu um estilo próprio e sub-culturas que se movem em torno de automóveis modificados. O mercado do
tuning é hoje em dia um sector que movimenta muito dinheiro. O sucesso dos filmes da saga Fast and Furious contribui também para a divulgação do tuning a um publico onde não chegava antes.

Monday, January 11, 2010

Consulta ipva 2010, multas e tabela do detran ipva 2010

IPVA 2010

Consulta ipva 2010, multas e tabela do detran ipva 2010



Todos os brasileiros, durante todo o ano, são responsáveis por pagar impostos ao governo que organiza nossa sociedade. Os impostos são gêneros tributários, mas que não são vinculados. Ou seja, é dever de cada contribuinte pagar ao Estado, independentemente de qualquer contraprestação de serviços por parte do governo.

Os valores arrecadados por meio dos impostos, teoricamente, são revertidos para o bem comum de todo cidadão brasileiro para investimentos em infra-estrutura, manutenção das estradas, aeroportos, além de custeio do governo com bens e serviços públicos, como é o caso da saúde e educação, por exemplo. Porém, o pagamento do contribuinte não confere nenhuma garantia aos cidadãos.

No Brasil, os principais impostos vigentes pagos pela sociedade são: Imposto de Renda de pessoas físicas ou jurídicas; Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS); Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); e, ainda, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

O IPVA 2010 tem um caráter estadual, sendo que somente os Estados e o Distrito Federal têm competência para instituí-lo na sociedade. O valor do IPVA 2010 varia bastante de estado para estado, mas, independente disto, do total arrecadado pelos carros, são destinados 50% ao governo estadual, enquanto os outros 50% são destinados ao município, onde o veículo foi emplacado.

Nesta época do ano, todas as pessoas que tem veículo próprio começam a buscar notícias sobre os valores do IPVA 2010 e também sobre a tabela que estipula as datas para o pagamento da fatura.

Cada estado possui critérios próprios de avaliação para a cobrança doIPVA 2010, mas vale ressaltar que, geralmente, o valor deste imposto é gerado em cima do valor de venda de cada automóvel. Este valor varia de 2 a 5% e depende do local onde o veículo foi emplacado.

Por exemplo, se o valor de venda do seu carro for de R$ 20.000 e o valor da alíquota do seu estado for de 2%, então o valor que será cobrado no seu IPVA 2010 é de R$ 400. Fazendo o pagamento da fatura à vista, o contribuinte recebe um desconto sobre o valor cobrado. Em outros casos, ainda é possível fazer o parcelamento doIPVA 2010 em até 3 parcelas (janeiro, fevereiro e março de 2010), ou pagar em parcela única no mês subseqüente.

Vale ressaltar aqui a importância de se pagar o valor do IPVA 2010até o prazo estipulado pela Receita Federal, porque desta forma não será cobrado nenhum valor referentes aos juros nas suas parcelas. Normalmente, para quem ainda tem alguma dúvida a respeito do assunto, os sites do DETRAN disponibilizam a consulta on-line para verificar o valor do IPVA 2010.

O valor do imposto pode ser pago no Banco do Brasil, tanto em terminais de auto-atendimento como em caixas, ou para correntistas deste mesmo banco. Além disso, o valor do IPVA 2010 pode ser quitado através da internet ou por meio da emissão da Ficha de Compensação, que pode ser usada em qualquer banco.

Fique atento aos prazos máximos para fazer o pagamento do IPVA 2010. O dia do vencimento de cada imposto é feito de acordo com o final da placa do automóvel. Qualquer dúvida, entre em contato com o DETRAN de sua cidade para maiores informações.


Thursday, January 7, 2010

Como Comprar Um Carro Usado

Carros usados como comprar


Não me diga que é apenas mulher que é enganada na hora de comprar um carro usado. Eu já comprei carro usado e depois fui notar um problema que eu não tinha identificado e que o vendedor (ESPERTÃO) não quis me falar. Sempre vai ter aquele vendedor de loja que fala mil

maravilhas do seu carro e que te engana.

Comprar um carro usado não é fácil. Pra começar vamos falar da quilometragem. Essa parte é crítica. Se você quer um carro que tenha a quilometragem real, compre de particular. Pois as lojas, ah lojas… elas estão todas destinadas ao mármore do inferno. Vejamos aqui algumas dicas, para comprar carro usado:

1 - Carroceria. Passe um imã na lata do carro, com um pano entre ele e a lata, pois se não tiver o pano, o dono do carro vai ficar um pouco vermelho. Se o imã soltar, é que tem massa ali naquela parte.

2 – Pintura. Observe se há diferenças de coloração na lataria e mancha de tinta nas borrachas e frisos. Pode ser que alguma parte do carro já tenha sido reparada. A chance cresce de acordo com a idade do carro.

3 – Suspensão. Se você ver como estão sendo gastos os pneus, você vai adivinhar se o carro tem problemas de suspensão. Mas de qualquer maneira, leve o carro a um centro automotivo para verificar mais a fundo.

4 – Ferrugem. Para ver se há ferrugem, verifique bolhas e pontos descascados na pintura. Verifique principalmente nas extremidades da lataria, como em lugares onde há borracha (nas portas, por exemplo).

5 – Portas. Se as portas não fecham direito, muito provavelmente o carro já bateu. Pode ser que o dono tenha um filho que seja uma peste, e que vivia se pendurando na porta, mas isso é menos provável.

6 – Amortecedores. Balançando o carro em cima de cada roda você consegue ver se o amortecedor está bom. Se ele pular mais de uma vez, tem que trocar a peça. Tente fazer isso em uma hora que não estiver acontecendo um terremoto perto de sua casa.

7 – Pneus. Só aceite eles se estiverem acima da “meia vida”. Geralmente quando a pessoa te diz que o pneu tem “meia vida” é que ele está nos últimos 30% de vida.

8 – Vidros. É importante que os vidros não apresentem nenhum tipo de trincado e apresente o número do chassi.

9 – Motor. Veja se não sai uma fumaça estranha do escape. Além disso, leve no seu mecânico de preferência, e não diga pro mecânico que o dono do carro é aquele que está ali com você. Ou então peça pro mecânico te dar a opinião dele depois, por telefone, pois ali na frente do dono do carro ás vezes fica chato falar mal.

10 – Painel. Teste todos os botões e funções do painel.

11 – Veja também como estão os retrovisores, forro, estofamento, todas as borrachas (as dos pedais e limpadores do pára-brisa também), espuma e mecanismos dos bancos, travas das portas e vidros elétricos.

12 – Ar-condicionado. Ele pode estar precisando de uma carga, daquelas que custam 80 reais ou mais.

13 – Observe os equipamentos de segurança, como extintor (se está vencido), macaco (se funciona), triângulo de sinalização, chave de roda, estepe.

14 – Som. Se o carro tiver som instalado e você for comprar ele com o som, veja o estado do CD e também dos falantes.

15 – Freio. Veja se o carro está com o fluído em ordem, pisando no pedal do freio com o carro ligado em ponto morto. Ele tem que baixar rapidamente, sem dificuldades.

16 – Veja se as revisões foram todas feitas corretamente. Mas isso só no caso de carros novos. Não vai adiantar verificar as revisões daquela Brasília 77.

17 – Chassi. O número do chassi deve ser único e registrado perto do motor, nos vidros e no documento do carro. Se observar que a gravação das letras e números do chassi está estranha ou raspada, há um forte indício de adulteração.

Se você gostou do carro, depois leve para o seu mecânico verificar estes itens:

1 – Situação do óleo do motor. 2 – Se a ventoinha do motor funciona. 3 – O aspecto do líquido de refrigeração do motor. Não deve ter sujeira e nem oleosidade. 4 – Verificação do filtro de ar; dos tubos, cabos e correias do motor. 5 – Detecção de ruído estranho no motor e prováveis problemas. 6 – Avaliação da suspensão, freios e direção hidráulica e escapamento, etc etc etc.

Não esqueça de dar uma volta com o carro para ver se sente confortável com ele. Mesmo que entenda de algum assunto, peça conselho para quem entende mais que você. Dependendo do problema que o carro apresentar, negocie um desconto no preço e calcule se vale a pena.

Wednesday, January 6, 2010

Quando Revisar o carro

Revisando o Carro


Dezembro, férias chegando, praia, campo, enfim, todo mundo querendo fugir da cidade e descansar. E o seu carro está preparado para te levar até o tão merecido descanso? Será que ele não será a primeira dor de cabeça de suas férias?


Boa viagem com uma revisão bem feita

Para evitar isso preparei algumas dicas importantíssimas para você verificar no seu carro antes de viajar (mesmo depois de levar seu carro no seu mecânico de confiança :cool: )

O primeiro passo para uma revisão de boa viagem é conferir os documentos, tanto do carro como os seus. Verifique se o IPVA está pago, sua carteira de motorista está em ordem, ambos sem rasuras e dentro dos prazos. Muita gente não presta atenção nestes detalhes e podem ter grandes problemas caso parem em blitz de rotina da Polícia Federal.

O segundo é escutar o frentista do seu posto de gasolina favorito: “água e óleo tá tudo certinho doutor?” Uma viagem normalmente exige muito do carro, sendo assim verifique o nível do óleo e água do radiador. Ambos devem estar no nível e no caso do óleo dentro do período de troca. Caso a quilometragem limite esteja se aproximando, vale a pena trocar o óleo antes para não se preocupar com futuras dores de cabeça. E lembre-se no radiador se você não utilizar o aditivo correto, poderá estar causando problemas de corrosão futuras no seu carro, sendo assim utilize 2/3 de água filtrada e 1/3 de aditivo para radiador. Caso seu carro possua direção hidráulica, verifique o nível de óleo do reservatório específico. Caso o veículo tenha mais de 25.000Km revise também o nível de óleo da caixa de câmbio.

Troque o óleo e revise a água do radiador antes de pegar a estrada

Já que você trocou o óleo do carro, aproveite e troque os filtros. Eles são muito baratos e manterão seu carro rodando sem impurezas. Verifique os filtros de ar, óleo e combustível. O filtro de ar normalmente é trocado a cada 10.000km, mas se você comprou o carro usado e não sabe quando foi a última troca, não deixe para outro momento, torque agora mesmo. Já o filtro do óleo é trocado a cada 10.000km ou na segunda troca de óleo. Aquela clássica puladinha do uma sim, outra não. Troca-se o óleo uma vez e na segunda troca-se o óleo e o filtro. Por fim, o filtro de combustível deve ser trocado a cada 15.000km, mas com a péssima qualidade de combustível que estamos acostumados no Brasil o ideal é trocar antes de longas viagens, pois a gasolina quando se acumula no fundo do tanque tende a formar uma crosta grossa, e se o seu carro for flex e você quiser poupar na viagem e utilizar álcool ele fará com que esta crosta se solte, entupindo o filtro, queimando a bomba de combustível e causando danos sérios ao motor.

Troque e revise todos os filtros do carro

Verificado todos os óleos e filtros é o momento de pensar na hora de parar. Verifique o estado das pastilhas de freio e dos discos de freio. Se o seu carro já não para mais como uma vez talvez esteja na hora de trocar as pastilhas. Caso seu carro tenha freio a tambor é necessário que um mecânico especializado faça a abertura do mesmo para verificar o estado dos itens interiores como as lonas. Feito toda a verificação verifique o nível do fluído de freio. Mas lembre-se, este fluído não deve vazar, portanto se o nível estiver baixo pode ser que suas pastilhas estejam desgastadas e precisam ser trocadas.

Revise todo o sistema de freios

Verifique as correias de seu veículo, principalmente a correia dentada e seus rolamentos. Uma quebra de correia faz com que todo o sistema de transmissão de força e líquidos do carro pare. Isso poderá causar um grande custo para ser arrumado, além de que poderá causar um acidente.

Troque as correias de seu carro antes de viajar

Você também deve revisar as velas e cabos de vela de seu carro, estes itens podem ajudar você a economizar combustível em uma viagem, afinal são eles que irão transmitir a energia para gerar a faísca que irá iniciar a combustão. O ideal é verificar ambos a cada 30.000Km.

Revise velas e cabos de vela

Carros que nunca trocaram o filtro de combustível normalmente apresentam problemas em acelerações. O carro engasga ou parece que anda amarrado. Portanto faça uma limpeza nos bicos do carro caso tenha injeção eletrônica, ou então verifique a limpeza da agulha e demais itens do carburador.

Não deixei de fazer a revisão do estado de todos os pneus do carro, inclusive do estepe. Se estiverem em bom estado você só precisa se preocupar com a calibração correta dos mesmos. Caso o carro esteja cheio os pneus terão uma calibragem diferente do que se ele estiver vazio. As medidas de pressão também variam de aro para aro, portanto verifique o manual do veículo ou então consulte uma borracharia de confiança. Se você notar que existe trepidação no volante tanto em altas como em baixas velocidades você deve verificar o balanceamento e a geometria do seu conjunto roda pneu. Este sintoma também pode identificar que alguma roda esteja torta ou seu pneu esteja com problemas. Quem fará este verificação de alinhamento e geometria poderá verificar também o estado de sua suspensão, se todos os parafusos estão corretamente apertados e se molas e amortecedores ainda estão cumprindo com as suas funções corretamente. Revise rolamentos, pivôs, buchas, coxins, homocinéticas, borrachas, bandejas e batentes.

Pneus devem estar em bom estado e calibrados

Verifique também a parte elétrica do veículo. Faróis, sinaleiras, bateria, fusíveis, todos devem estar funcionando perfeitamente bem e no caso do primeiro citado, exemplarmente regulado. Faróis regulados proporcionam um melhor campo de visão além de não cegar o motorista que estiver vindo na direção contrária. (Esta dica é importantíssima para quem usa xenon).

Faróis e luzes de segurança devem estar funcionando e regulados

Por fim revise as palhetas dos limpadores do veículo. Palhetas velhas e ressacadas além de não limparem direito a água da chuva poderão riscar o seu vidro. Além disso, aproveite e complete o reservatório de água do limpador, ele é muito útil quando se fica atrás de caminhões e carros, pois a “névoa” levantada pelo veículo a frente possui óleos e prejudica a limpeza do vidro.

Revise as palhetas do seu limpador

Feito isso você terá grandes chances de prosseguir com uma ótima viagem. E para o passeio ficar completo segue uma lista de itens que você não deve esquecer para completar em 100% a sua viagem:

  • Revise os cintos de segurança, se estão dentro da validade e se não possuem rasgos ou quebras nos engates.
  • Verifique a data de validade do extintor de incêndio do carro. Ele pode ser útil em caso de superaquecimento ou para lhe livrar de uma multa.
  • Veja se você possui macaco, chave de roda e triangulo luminoso dentro do veículo e todos funcionando corretamente.
  • Complete o tanque do veículo, nunca se sabe como será a viagem.
  • Durma bem na noite anterior a viagem.
  • Use roupas confortáveis, assim como óculos de sol caso faça sua viagem durante o dia.
  • Não obstrua a visão dos espelhos (principalmente o interno) com bagagem.
  • Se você viajar com reboque, verifique a sinalização assim como pneus e estepe do mesmo.
  • Tenha sempre dinheiro para emergências, nunca se sabe se você terá imprevistos ou terá que usar uma rota alternativa que tenha pedágios.
  • Escolha uma boa trilha sonora.

Várias dicas lhe ajudam numa boa viagem.

Se todos os itens acima estiverem em ordem, você terá um ótimo início de férias. Mas caso ocorra um imprevisto de um pneu furar no caminho, abaixo seguem algumas dicas para uma troca rápida e segura do pneu afetado.

  • Pare o veículo em um lugar seguro no acostamento;
  • Coloque o triângulo luminoso a cerca de 20 metros do veículo e ligue o pisca-alerta do carro;
  • Acione o freio de estacionamento (freio de mão) e calce as rodas do veículo;
  • Se o pneu furado for o do lado esquerdo, retire o estepe e deixe-o em pé à sua direita. Dessa maneira ele também servirá de sinalização, caso contrário inverta a posição do estepe;
  • Apóie o macaco no assoalho do carro. Cada carro traz indicado na lataria o local em que o equipamento deve ser encaixado;
  • Desaperte os parafusos da roda, sem retirá-los;
  • Suspenda o veículo o suficiente para que a roda seja retirada, solte os parafusos e tire a roda com o pneu furado;
  • Depois de retirar o pneu, coloque o estepe e os parafusos no local certo, apertando os parafusos apenas com as mãos;
  • Baixe o carro e, em seguida, apertar os parafusos com a chave apropriada. Como as roscas são autotravantes, elas não precisam de apertos exagerados (mas não deixe solto heim :roll: );
  • Recolha o triângulo;
  • Limpe as mãos e boa viagem.

Boa viagem com uma revisão bem feita

Portanto pessoal cuidado nas estradas, não beba, respeite a sinalização (principalmente o limite de velocidade) e não arrisque a sua vida ou a de outros. Carro revisado e motorista responsável é o caminho certo para um bom descanso. Boas férias. :mrgreen:

Sunday, December 20, 2009

Direção defensiva ou condução defensiva

Direção defensiva ou condução defensiva (ou direção/condução preventiva) é o conjunto de medidas e procedimentos utilizados para prevenir ou minimizar as conseqüências dos acidentes de trânsito. Baseado na noção de que em todo acidente sempre está presente uma falha humana relacionada ou a negligência, ou imprudência, ou imperícia, a direção defensiva pretende que o motorista que a emprega seja um elemento ativo na alteração ou eliminação dos fatores que possam vir a causar acidentes. NoBrasil, a resolução 168/04,[1] de 2004, exige que todo motorista passe pelo curso de Direção defensiva, seja ao obter ou ao renovar sua habilitação.

Os princípios de direção defensiva dividem-se em cinco grupos:

Conhecimento, Atenção, Previsão, Habilidade, Ação.


Conhecimento

Implica no domínio das informações necessárias envolvendo:

  • As leis de trânsito;
  • O veículo e equipamentos de transporte;
  • As condições adversas que podem ser encontradas durante a condução.

Condições adversas

São condições que, agregando fatores de risco, aumentam a possibilidade de acidentes e que a Direção defensiva permite evitar ou reduzir. As condições adversas se referem a:

]Iluminação

Fatores relacionados à luz, como ofuscamentos, reflexos, penumbra, direção noturna. O ofuscamento causado pelo farol alto do veículo no sentido contrário, pode levar o condutor andar mais de 60 metros cego pois se a velocidade que se esta trafegando é de 80km/h, como ficamos mais ou menos cegos durante 3 seg, logo andando a 22m/seg estaremos mais ou menos 60 metros cegos. Por isso quando se fala em direção defensiva relacionado ao farol alto,sempre devemos baixar a luz quando sentirmos que vamos ofuscar o condutor do veículo do sentido contrário, isto vale para quem trafega atras de outro veículo também em relação aos retrovisores.

]Tempo

Fatores relacionados às condições climáticas ou ambientais, como chuva, aquaplanagem, neblina, fumaça, granizo ou neve.

]Vias

Fatores relacionados às condições da via como sinalização, conservação, drenagem, vegetação, defeitos ou erros de construção, e também ao planejamento do trajeto.

]Trânsito

Fatores relacionados a peculiaridades do trânsito como congestionamento, aglomerações humanas, horários de grande movimento, tráfego de veículos pesados, ciclistas ou animais, comportamento de outros condutores.

]Veículo

Fatores ligados à manutenção do veículo, especialmente dos itens diretamente ligados à segurança: luzes, freios, pneus, suspensão, espelhos, extintor.

Cargas

Fatores ligados ao transporte de cargas, como acondicionamento, amarração, equilíbrio, distribuição do peso, volume.

Condutor

Fatores ligados ao estado físico e mental do condutor. Estes fatores incluem deficiências visuais ou físicas, uso de drogas ou medicamentos, estado de sono, estresse ou alteração emocional.

Passageiros

Fatores ligados ao comportamento ou características dos passageiros. Estes fatores podem incluir, idade, quantidade, estado emocional, barulho, brigas, passageiros que passam mal ou excesso de passageiros.

]Atenção

O princípio da atenção implica que o condutor do veículo esteja atento e em permanente alerta a uma série de elementos que possam vir a interferir, seja no sentido de prevenir acidentes, no caso da sinalização, seja no sentido de criar situações de perigo, no caso de outros motoristas, pedestres, ciclistas, animais, além de todas as condições adversas.

]Previsão

A previsão implica que o condutor anteveja situações, preparando-se antecipadamente para agir caso estas venham a se consumar, de maneira que não seja tomado de surpresa.

Habilidade

Habilidade é a destreza necessária que um condutor treinado adquire para conduzir seu veículo corretamente, capacitando-se a executar as manobras necessárias assim como a evitar colocar-se a si ou a terceiros em situação de risco.

Ação

É estar pronto para fazer qualquer manobra perigosa ou não. E também estar preparado para dirigir defensivamente evitando acidentes, mortes e ferimentos.

Monday, July 27, 2009



CUIDE DO SEU CARRO
ANTES DE VIAJAR REVISE SEU CARRO

  • Verificar o nível do óleo

Cheque o nível de óleo do motor a cada semana. Para fazer essa inspeção o carro deve estar em local plano, com o motor frio, após ter ficado algumas horas em descanso. O nível correto deve ficar entre as marcas mínima e máxima da vareta. Lembre-se que óleo em excesso pode sujar as velas e o sistema de alimentação nos carros com carburador. Ao contrário, a falta de óleo compromete a lubrificação das partes móveis internas, podendo causar o travamento ou desgaste prematuro do motor. Se tiver de completar o nível, utilize óleo da mesma marca, especificação e classificação da do óleo original.

  • Completar a água do radiador

Verifique o líquido do sistema de refrigeração (radiador e vaso de expansão) sempre com o motor frio. Faça isso a cada semana, de preferência logo pela manhã, antes de sair de casa. O nível correto deve ficar entre as marcas máxima e mínima do reservatório de expansão. Nunca deixe o frentista do posto abrir a tampa do radiador ou reservatório com o motor quente. A água aquecida aumenta de volume e se perde quando a tampa é liberada. Em caso de superaquecimento, espere o motor esfriar totalmente antes de completar o nível. Feito isso, ligue o motor e adicione a água fria aos poucos. Isso evita um choque térmico que poderia causar o empenamento do cabeçote e outros problemas mais sérios ao veículo.

  • Profundidade dos sucos dos pneus

Desenhados para escoar a água em contato com a banda de rodagem, os sulcos dos pneus devem manter uma profundidade mínima de 1,6 mm. Abaixo dessa medida, passam a perder a aderência quando em contato com o chão molhado ou em condições de baixo atrito. Além disso, carros com pneus lisos estão sujeitos a multa na estrada. Alguns modelos de pneus vêm com indicador de desgaste, em geral uma marca gravada ou marca de tinta na borracha. Por isso, não se esqueça de fazer o rodízio de pneus a cada 10 mil km - para tornar o desgaste mais uniforme- e não hesite em trocá-los quando estiverem gastos.

  • Lavagem do motor nos postos

Os carros equipados com injeção eletrônica são mais sensíveis à água durante as lavagens. Por isso evite limpar o motor com muita freqüência nos postos de abastecimento. A água sob pressão pode infiltrar nos terminais e sensores do sistema de ignição e bloquear o contato elétrico, impedindo o motor de funcionar. Em modelos com central eletrônica instalada dentro do cofre do motor, pode haver uma pane nesse componente. Se a lavagem do motor for inevitável, envolva a central eletrônica com um plástico e evite esguichar água sob pressão nos terminais.

  • Calibragem dos pneus

Verifique a calibragem dos pneus semanalmente. Ela deve ser checada sempre com os pneus frios, de preferência pela manhã, no posto mais próximo de sua casa, assim que começar a rodar. A explicação é simples: quando o carro está em movimento o atrito da roda com o piso aquece os pneus. Isso aumenta o volume interno de ar e faz com que a pressão se eleve. Qualquer calibragem nessas condições vai apontar uma medição alterada.

  • Cuidados com a Bateria

Relegada ao esquecimento, a bateria do carro também requer manutenção. Nas baterias não seladas, verifique e complete o líquido a cada 30 dias, reduzindo essa freqüência no verão, período em que há maior evaporação. Use sempre água destilada. Evite a água de torneira, pois esta contém elementos químicos ou metais que podem comprometer a vida útil da bateria. Nas baterias seladas, o orifício de ventilação dos elementos deve estar sempre desobstruído para evitar o acúmulo de gases em seu interior e uma eventual explosão.

NOVE PASSOS PARA LAVAR SEU CARRO

1) Jogue bastante água, pra remover grãos de areia e sugeira mais grossa.

2) Use algum shampoo para carros, ou detergente NEUTRO. Nunca sabão em pó.

3) Com pano limpo e macio, ou pedaço de espuma, lave na seguinte ordem:
* Teto;
* Vidros e colunas de portas;
* Capô e porta malas;
* Laterais: do vidro até local do friso. Isto é mais ou menos a metade da lateral, alinhada com as bordas de paralama. A parte que fica abaixo disso acmula maior sujeira, por isso é feito separado, para estes grãos de sugeira não fazer akeles pequenos riscos circulares sobre o verniz.
* Laterais: parte de baixo dos frisos.
* Parachoques: dependendo de quanta sujeira tenha, pode-se trocar a ordem dos PC com as laterais da parte de baixo.
* Pneus e rodas.

Nunca deixe secar a água, principalmente ao lavar em dia quente. Enxague quantas vezes forem necessárias

4) Para secar, sempre na sombra. Se tiver em mãos, pode-se usar uma palheta de para-brisa para tirar o excesso, como se fosse um rodo, passando sem forçar. O ideal é seguir a mesma ordem da lavagem: teto, vidros, capô e porta malas, laterais "alta", laterais "baixa", PC e rodas. SEMPRE, de cima para baixo.

5) Vai ser preciso 2 panos macios (e limpos) pra secar. O melhor que tem é akelas fraldas de tecido, grandes. São boas pq tem grande absorção.
* O primeiro pode ser passado levemente úmido, sempre torcendo o pano. Não pode sentir na mão akela sensação de pano seco, como se estivesse raspando a lataria.
* O segundo pano sim, seco, pra tirar as marcas do primeiro pano

6) Silicone, pneu pretinho ou o produto que costuma usar nas rodas.

Se for lavar na praia / cidade litorânea, nao da pra economizar água e nem ser muito lento na secagem. Aquele "melado" tradicional da maresia, é muito facil de marcar a pintura. Nesta época de verão muitos dos carros que vão até a oficina é por causa da praia, quando batem uma água só pra tirar a areia.

7) Se forem encerar com algum equipamento de boina (politriz, firadeira, etc) muito cuidado. Para quem não tem experiência, pode-se arrancar o verniz, queimar a pintura ou arrancar tinta de cantos. Se for fazer na mão, o ideal é seguir as intruções de cada tipo de cera, sempre cuidando para não pegar nas partes plasticas para não ficar akela mancha esbranquiçada.

8) No interior, aspirador e pano úmido limpo. Se tiver algum produto, use o que ja conheça. De preferência, nao use silicone no interior. Fica muito melado, alguns com cheiro enjoativo, e retem mais a sujeira. Prefira produtos sem brilho.

9) Com um pano úmido, não esqueça das bordas de porta e soleira, que retem muita sujeira pois é onde mais se passa os pés.